Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Tens a loucura que a manhã ainda te traz

Este blog resume-se, basicamente, aos meus devaneios mentais.

Tens a loucura que a manhã ainda te traz

Este blog resume-se, basicamente, aos meus devaneios mentais.

14
Nov15

De coração cheio

Catarina Watson.

Acabei de acordar há umas horas. Aliás, acordei já o dia estava a acabar. Decidi torná-lo um bocadinho meu, saí de casa, e deixei-me ficar simplesmente a ver: A ver o céu, o sol a despedir-se, e as pessoas nos seus entretantos.

Detesto a sensação de "perder" um dia, mas na verdade sei que o ganhei. Isto foi o resultado do meu corpo a ceder ao cansaço de 3 meses consecutivos em estágio. Desde Setembro já passei por cirurgia, hemodiálise, neste momento encontro-me a terminar ortopedia e daqui a duas semanas iniciarei psiquiatria.

Há muito tempo que não me sentia tão cansada, mas simultaneamente tão feliz. Todas as dúvidas e receios que poderia ter em seguir esta profissão se dissipam no momento em que alguém me agarra a mão e diz "A menina vai dar uma ótima enfermeira."; "Nunca mude, mantenha-se preocupada com os outros", "Obrigada, a menina é um anjo", ou ainda "A menina foi a minha alegria durante o dia inteiro". Isto enche-me o coração, a sério que sim. Apetece-me dar um abraço a todos aqueles a quem sei que aliviei um bocadinho do seu sofrimento, mas sei que não posso; Fico sem jeito, sem saber como lidar com elogios, e restringo-me a um "obrigado" tímido. Todas as pessoas que me dão força com palavras como estas, nem imaginam que a minha gratidão para com elas poderá ser muito maior do que alguma vez possa ser a sua gratidão para comigo, mas asseguro-vos, indubitavelmente, que é.

Lidar diariamente com o sofrimento e o medo não nos torna insensíveis, pelo contrário; Torna-nos mais humanos, mais recetivos a ouvir o outro e -permitam-me a redundância - mais intolerantes à intolerância e insensibilidade dos outros; Fortalecem-nos enquanto seres humanos; Ensina-nos a escudarmo-nos e a fazer a triagem de quem nos é essencial e acessório; Ensina-nos a valorizar o que é relevante para a nossa felicidade.

Já chorei com uma doente, já me apeteceu mandar outro para os sítios mais remotos deste mundo, mas tudo isso faz parte do aprender com o outro e comigo; Tal como em tudo na vida, existem pessoas boas e más, pessoas mais fáceis de lidar, e outras nem tanto, mas tal como já referi todos os dias vou aprendendo.

E é por tudo isto que me levanto alguns dias contrariada, cansada, mas sempre de coração cheio.

quote, kindness, and tumblr image